Matriz em madeira para xilogravura de J Borges - Cachorro

Esta peça será motivo de admiração por parte dos seus convidados, além de ser uma curiosidade e muito decorativa.


Medidas (Alt. x Larg. x Prof.): 11 x 18 x 2 cm 
Peso total: 0,250 kg


 

Saber mais

Disponibilidade

Produto IndisponívelPrazo de entrega válido para pedidos feitos até as 22h00 com cartão de crédito e aprovado na primeira tentativa.

Descrição do Produto

A xilogravura é uma técnica de gravação que se utiliza de uma madeira entalhada com algum desenho como matriz e possibilita a reprodução da imagem gravada sobre papel ou outros suportes.

No Brasil e principalmente na região Nordeste, a xilogravura despontou integrada às capas e páginas dos cordéis. Hoje essas gravuras se sobressaem por si só.

A xilogravura é formada por três artes em uma só. A primeira é o desenho, a segunda é a habilidade do entalhe que resulta na matriz, e depois vem a pintura.

Sobre o artista:

J. Borges iniciou sua carreira como marceneiro, fazendo as capas de seus próprios "folhetos de cordel", gênero literário popular geralmente escrito em rimas. Mais tarde, ele se especializou na realização de obras maiores, que eram as suas próprias gravuras. Ele ganhou vários prêmios, incluindo o Prêmio da UNESCO em Ação Educacional / Cultural.

Em 2002, ele foi um dos treze artistas escolhidos para ilustrar o calendário anual da ONU. Em 2006, J. Borges e seu trabalho foram objeto de uma reportagem detalhada no “The New York Times”. Desde então é considerado Patrimônio Vivo de Pernambuco, título concedido pelo Governo do Estado.

A obra de J. Borges, encontrada em museus, galerias e residências de colecionadores em todo o mundo, retrata o cotidiano dos pobres, dos apaixonados, das crenças culturais nos deuses e nos castigos do céu, os milagres, os crimes, a corrupção e a religião. Enfim, todo o universo cultural do povo nordestino.

 

Características do Produto

Avaliações dos clientes