Mandala com Carrancas de parede em cerâmica
Decore sua casa com esta mandala formada por carrancas.
Medidas (Diâm. x Prof.): 50 x 3 cm
Disponibilidade
Produto IndisponívelPrazo de entrega válido para pedidos feitos até as 22h00 com cartão de crédito e aprovado na primeira tentativa.Descrição do Produto
Esta mandala formada por carrancas em cerâmica é uma autêntica obra de arte, produzida pela artesã Maria da Cruz, filha da lendária Ana das Carrancas, de Petrolina, Pernambuco, situada no rio São Francisco. Este é um dos mais importantes rios brasileiros, chamado de "rio da integração nacional" porque há muito tempo era o principal elo entre as regiões sudeste e nordeste do país.
As figuras carrancudas eram originalmente usadas nos arcos dos barcos que desciam e subiam o rio para protegê-los dos perigos - muitos atribuídos a "espíritos malignos". Com o tempo, eles se tornaram uma forma de arte popular em todo o Brasil. A alta qualidade estética da obra de Ana das Carrancas, a "dama de barro", contribuiu muito para a sua popularidade.
Ana faleceu em 2008, aos 85 anos, mas seu conhecimento e técnica permanecem vivos no trabalho de suas filhas. Um detalhe curioso: as figuras criadas por Ana e suas filhas têm os olhos vazados. Isto é proposital para ser uma homenagem ao marido que era deficiente visual.